quinta-feira, 19 de maio de 2016

‪Resenhando ‪#‎10 - Caçadores de Bons Exemplos, de Iara e Eduardo Xavier

Primeiramente, é importante saber que o livro foi resultado de mais de 225.806 km rodados por todos os estados brasileiros. Um projeto audacioso, que busca iniciativas positivas. 

Quando vi a obra, publicada pela Leya, já sabia que a leitura seria surpreendente por narrar detalhes desta grande jornada cheia de desafios. Porém, o livro conseguiu superar minhas expectativas logo nas primeiras páginas, que contam como surgiu o projeto. Eu imaginava que existisse um planejamento estratégico gigantesco por trás da viagem, mas a ideia nasceu de uma maneira natural e quase que involuntária. Você teria coragem de abandonar tudo e cair na estrada caçando bons exemplos pelo mundo? Você trocaria o conforto da sua cama para dormir em um carro com medo de animais racionais ou irracionais interromperem seu descanso? Eles responderam sim para esta missão, sem sequer ter um rumo certo (afinal, o destino inicial foi reavaliado durante o percurso). Enfim, ironicamente falando, o livro expõe a aventura contida na aventura que conhecemos na televisão. 

Tive a honra de conhecer o casal quando passou por Brasília. Eles mostraram a "casa móvel" deles e vi o lado humano dos dois, que eram mesmo de carne e osso. Pelo Facebook, acompanhei momentos difíceis, mas que a solidariedade transformou em felizes. Mesmo assim, o livro despertou um carinho maior ainda pelo projeto, pois trás histórias inéditas recheadas de emoção. Revela até mesmo as dificuldades da vida de casado diante desta entrega mútua. 

O livro também traz frases reflexivas de grandes pensadores durante a narração. Obviamente, não contarei como a obra termina. O que posso afirmar é: da primeira à última página, o livro é motivador e estimula o leitor a refletir. Você fecha o livro e pensa: O que posso fazer hoje para mudar o mundo? 

O mundo fica um pouco mais colorido...

Nenhum comentário: