sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Meu primeiro abandono...


Sentado na confortável poltrona do consultório, me senti mais a vontade para falar sobre o assunto:

- Fui abandonado!

- Abandonado? - Questionou o psicólogo.

- Sim! Vi hoje no Skoob. Tive meu primeiro abandono.

O velho fingiu entender. Após um silêncio prolongado, revelou sua fraqueza:

- E o que seria "escube"?

- É Skoob. Trata-se de uma estante virtual, onde você pode inserir e avaliar livros na internet. Uma pessoa de Porto Alegre marcou o meu livro de crônicas como "abandonado". Logo de lá, no berço do Luís Fernando Veríssimo. Está ao lado de Marley e Eu e Diário de um Vampiro. Abandonado! - assumo que destaquei a última parte ao falar sussurrando como o menino do filme Sexto Sentido, apesar de não ver gente morta.

- E o que você acha que causou este abandono? - Provocou o psicólogo.

- Não sei. Pode ser o erro da editora já nas primeiras linhas, que comeu uma letra do título do prefácio. Pode ser culpa da crise. Por que eu fui colocar o título de "No Vermelho"? Ela deve ter achado que eu era petista.

- Hummm... Entendo!

- Tentei relaxar e entrei no site do Walmart. O livro está entre os 160 mais vendidos de Literatura, diante de quase 33 mil resultados. Era para eu estar feliz, mas ficou uma incógnita: por que aquela pessoa abandonou a leitura? Por quê? Por quê?

Olhei para o lado e não encontrei o psicólogo. Era o segundo abandono do dia. Pensei em ir para casa e ler um livro, mas também abandonei a ideia.

Nenhum comentário: