sábado, 31 de dezembro de 2016

2016 resumido em 15 momentos...

Sim, caro internauta! Como o título da postagem já diz, esta é mais uma entre as zilhões de retrospectivas disponíveis na internet, porém, com um olhar mais "insano".

Ouvi tantas críticas negativas ao ano de 2016 que decidi avaliar se realmente foi tão ruim. Obviamente, encontrei trocentos momentos positivos (foi até difícil definir apenas quinze)...

Enfim, vamos ao que interessa!


15º momento mais insano: meu blog no Top 100 pela segunda vez!


O blog Evolução Decrescente ficou novamente no Top 100 do Prêmio Top Blog, categoria Humor. Agradeço a todos que votaram e conto com o apoio de vocês na próxima edição para irmos mais longe. 

Além disso, comemorei mais um aniversário insano este ano. São 8 anos de Evolução Decrescente, acumulando 12 anos como blogueiro. Irônico lembrar da correria que era para publicar um simples texto. O blog cresceu, ganhou áudios, montagens, vídeos e até virou um livro, publicado em 2010.



14º momento mais insano: mediação em bate-papo com Lorena Reginato


A 32ª Feira do Livro de Brasília trouxe muitos momentos marcantes. Um deles aconteceu durante o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Literários, no qual entrevistei Lorena Reginato (que viralizou na internet) e Larissa (irmã e um dos grandes motivos da recuperação da Lorena após uma cirurgia contra um câncer). Sim, falamos sobre as dificuldades do tratamento e sobre o canal Careca TV, mas foquei em curiosidades e até mesmo em brincadeiras para deixar o clima da entrevista bem divertido. 

Me senti honrado ao descobrir que, assim como foi inesquecível para mim, também foi para elas, já que foi a primeira participação em grandes eventos e o lançamento oficial do livro. Enfim, espero reencontrá-las nas estradas da vida literária.



13º momento mais insano: 4ª edição do evento Semana do Livro Nacional (Brasília).


Uma semana antes, na 32ª Feira do Livro de Brasília, fui mediador em um bate-papo com o tema "Escrevi meu livro e agora?”. Ao meu lado, só grandes feras da literatura: Flávio Vieira, Victor Tagore e Maurício Gomyde (sim, eu disse Maurício Gomyde). 

Se já era insano só entrevistá-lo, no sábado seguinte, participei da Semana do Livro Nacional ao lado do Gomyde e ainda trocamos umas ideias nos bastidores. Como o nome do livro dele já diz, foi Surpreendente.



12º momento mais insano: entrevista para o programa Repórter Justiça


Ao lado de nomes como Nicolas Behr e Paulo Souza, apareci nas telinhas para falar sobre livro impresso e livro digital (e-book). A entrevista foi dada em um local muito especial para mim: o laboratório da biblioteca pública do Núcleo Bandeirante (DF), onde comecei a escrever para o blog.

Veja o primeiro bloco do programa clicando aqui.



11º momento mais insano: registro do meu terceiro livro


Depois de dois livros de crônicas, apresento um romance chamado "O lado do amor que as novelas não mostram", que ganhou força ao ter seu primeiro capítulo disponibilizado no site Amazon antes mesmo de ser concluído. Ele chegou a ficar entre os 90 mais baixados gratuitamente na categoria Contos da loja Kindle, entre mais de 5 mil publicações.

Sim, o livro não saiu em 2016 (afinal a crise tava feia), mas dei os primeiros passos para entregá-lo aos leitores. Que venha 2017! 



10º momento mais insano: Repercussão positiva em Portugal



O livro Evolução Decrescente continua me dando muito orgulho! A obra foi republicada em 2014 pela Chiado Editora e chegou a ficar entre os 20 livros de crônicas em português mais vendidos no site da Bertrand Livreiros, a mais conceituada rede de livrarias de Portugal.

Hoje, ele continua no ranking entre os 50 livros mais vendidos da editora, que 4.620 títulos disponíveis no site.



9º momento mais insano: Humor na Feira


Gargalhadas e degustação de vinho gratuita? Melhor que isso, só o fato de voltar a ativa depois de uma fase muito difícil. Apresentei uma esquete teatral inédita e me diverti muito ao lado de Alessandro Mendonça e Raul Larrosa, na 32ª Feira do Livro de Brasília.

Quer ver o vídeo? Só clicar aqui



8º momento mais insano: depoimento no TCU?


Em pleno dia de votação do impeachment da Dilma, um carro do Tribunal de Contas da União (TCU) parou no estacionamento do meu trabalho para me buscar. Quem mandou publicar um livro chamado "No Vermelho"? A verdade é que fui convidado para participar de um encontro bem legal com funcionários, compartilhando um pouco da minha experiência como cronista. Foi inesquecível!



7º momento mais insano: Quem Acredita Cresce!


Sim! 2016 foi um ano difícil, mas é na crise que fortalecemos nossa fé. Seria um ano sem nenhuma publicação minha, mas surgiu na história o 5º Concurso Literário Pague Menos. Para minha alegria, fui um dos selecionados com a poesia "O traço na parede".

O resultado foi um livro muito bem diagramado que o nome já diz tudo: "Quem acredita Cresce". A antologia está disponível gratuitamente na internet e para acessar, basta clicar aqui!



6º momento mais insano: estreia na Kiss Web Rádio, de Fortaleza-CE!


O que era apenas um projeto humorístico no fim da faculdade, decolou em 2016!

O Playotropia e o iPobrecast entraram na programação da Kiss Web Rádio, indicada como líder no segmento jovem no Norte/Nordeste pelas estatísticas do site Rádios.com.br, e da Aki FM (Fortaleza-CE). Não ouviu ainda? Clique aqui e fique ligadinho!



5º momento mais insano: piquenique com o escritor.


Foi assim que fui recebido pelos alunos do 3º ano do CEM Paulo Freire! Não sei descrever o que senti ao ver um cartaz com o meu nome e participar do projeto "Piquenique com o Escritor". Jovens formidáveis! Manhã inesquecível!



4º momento mais insano: entrevista para o Projeto Lupa


Não! Você não está maluco. Eu disse "Projeto Lupa" e coloquei uma imagem de uma matéria do Metrópoles. É que uma coisa resultou na outra. Para quem não conhece o Lupa, é um projeto que une fotografia e jornalismo com maestria. Enfim, confira a publicação completa e explore o site, que é sensacional.



3º momento mais insano: de volta ao Jardim Ingá!


Foi a primeira vez que subi no palco depois de encarar a cirurgia refrativa. Não precisei dos óculos para ver o olhar atento dos alunos da Escola Ursinho Feliz, Jardim Ingá-GO. O mais divertido foi que tive que improvisar ao ver crianças pequenas e adolescentes na platéia. Foi um desafio legal e, graças a Deus, consegui prender a atenção deles do início ao fim (essa é a parte positiva de trabalhar com humor).



2º momento mais insano: primeira vez na TV Globo. 


Irônico como a repercussão é forte. Já se passaram quase seis meses e ainda sou abordado por alguém que diz "Vi você na TV! Muito bacana". Enfim, assumo que foi até mais marcante do que eu pensei que seria.


1º momento mais insano: pode parecer clichê, mas foi ao lado das pessoas que amo!


Nada melhor do que curtir cada momento insano ao lado da minha família e amigos (não podia terminar uma postagem dessas sem inserir o que acho mais importante na minha vida, não me julguem). 

Na foto, minha companheira para todas as horas e eu. 



Sem nada mais a declarar, apenas afirmo e reafirmo: apesar de tudo, 2016 foi um ano marcante!

Nenhum comentário: