sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mãe em quatro etapas...

O desenvolvimento maternal se define em várias fases concretas:

A primeira é a da proteção, nossa mãe vira um auxílio nas horas dificeis e assustadoras. Essa etapa se aloja em nossa infância e se desprende na adolecência.

Na segunda etapa a mãe se torna um peso. Como se estivesse sempre nos afortunando. Nos perseguindo. Começamos a desafiá-la. É claro que amamos o seio maternal mas parece rebaixamento demonstrar algum afeto. A mãe dos outros é sempre melhor. Globalizamos idéias e atritamos essas bases não firmes com nossa mãe.

A terceira etapa é a da liberdade, queremos sair do manto materno e contruir nossa história, baseada no que aprendemos...

A última varia, pode ser a proteção ou o esquecimento. Alguns visualizam a idade como fraqueza e se preocupam com as ações dela. Outros notam que a vida dela não é eterna e aproveita bem esses últimos momentos promissores.

Nascemos tão frágeis e vuneráveis. A tua cautela nos fortaleceu. Caminhar ao seu lado nos fez compreender o mundo para poder desafiá-lo. Foi nossa babá, foi nossa professora, foi médica quando nos machucamos, foi nosso abrigo durante meses, foi nossa fábrica de alimento, foi nosso conforto noturno durante nossos primeiros dias do lado de fora... Sobretudo foi mãe. Uma profissão de alto risco, um dom divino, Uma entrega completa.

Nenhum comentário: