quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dona Jertudes, a baleia encalhada...

Depois de um dia e meio de luta a baleia encalhada na praia de Geribá morreu. Ela ficou presa em um banco de areia depois de perseguir um cardume de peixes pequenos. Sete baleias já encalharam somente esse ano no Rio de Janeiro.

Não é por nada não, mas acho que os dados do Instituto Baleia Jubarte estão equivocados. Não quero também entrar em conflito com as gordinhas, mas acho que muito mais baleias já morreram encalhadas. Considerando o fato de que vivemos em um mundo globalizado, em que a moda ultrapassa a personalidade de cada um.

Será que o instituto está contando com a Dona Jertudes? Uma senhora que a única coisa que consegue ser maior que a sua idade é o seu peso. Tão solitária que respondia os "Boa noites" que os apresentadores de televisão jogavam ao vento. Ela se lembrava das conquistas passadas. Era desejada e cobiçada. Fazia-se até de difícil. Agora mesmo pagando tinha dificuldades em conseguir algo.

Ao contrário da baleia da espécie Jubarte, Dona Jertudes não recebeu apoio do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente ou de outros órgãos da prefeitura. Nem sequer criaram uma operação de resgate. Alguns voluntários tentaram desencalhá-la, mas não obtiveram sucesso devido ao grande peso do mamífero.

Ela morreu com as lembranças da juventude. Deve ter sido a sexta a morrer encalhada no Rio. Pobre Jertudes.

Nenhum comentário: