terça-feira, 1 de maio de 2012

O melhor subemprego do mundo...

Estava aqui recordando momentos trabalhísticos e profissionais, por conta da data festiva. Meu primeiro emprego foi de atendente e recordo de milhares de detalhes sórdidos. Lembro-me de explodir o quiosque no Alameda Shopping diversas vezes, seja com um extintor de incêndio ou com uma máquina de sorvete. Não há como esquecer daquele uniforme cafona que faz qualquer mulher te ver como um mero funcionário. Aquela calça que, na prática, foi alongada com pedaços de outra para não lembrar um pescador...

Mesmo assim, minha primeira experiência profissional com carteira assinada não me limitou. Apesar dos textos decorados e da agilidade obrigatória do atendimento, sempre tive um contato diferente com os clientes. Alguns até me chamavam pelo nome. Quando uma senhora que sempre frequentava o quiosque e sua filha começaram uma dieta, eu até ajudei me negando a vender adicionais de calda de chocolate. Adquiri amigos que nunca esquecerei, seja com os funcionários do shopping ou até mesmo com o grande DJ Banana, ex-locutor da Jovem Pan. Foi uma oficina, o primeiro passo.

Por que estou retratando isso agora? Quem sabe aquela tenha sido a minha melhor oportunidade, o primeiro degrau é tão importante quanto os outros. As vezes encontro amigos dessa época e percebo que não aproveitaram as chances que o tempo proporcionou. Ao invés de evoluirem, só ouvia reclamações e críticas ao "subemprego" que, segundo eles, tinham que se rebaixar. Já vendi bolinhos-de-chuva na rua, já fui recepcionista em um boliche, já fui atendente em uma loja de ferragens, já ataquei de escritor e escrevi um livro que foi publicado, já desenhei de free lance e trabalho em uma ONG em prol de algo que acredito. Mas uma coisa todos os meus empregos tem em comum: eu me divertia. Talvez esse seja o segredo para encontrar o melhor emprego da sua vida. Apenas se divirta com o que faz. São os operários que movem a economia, não os patrões. Enfim, aproveitem o fim do Dia do Trabalho valorizando a sua vaga que tantos outros dariam a vida por uma oportunidade de ter. Não desvalorize o degrau que pisa, afinal é ele que permitirá alcançar o próximo.

Nenhum comentário: