domingo, 18 de novembro de 2012

Sobre aquele universo no seu quadrado...

O mundo sustentável é sempre destruído pelo capitalismo. Duvida? Vamos analisar então. Alguém vem com uma ideia que muda a rotina brasileira: durante o verão, todos adiantarão os relógios uma hora. O objetivo inicial era economizar energia nos horários de pico, mas subestimaram o tal capitalismo e, ao invés de evitar gastos elétricos, a sociedade se entrega ao rito do natal. Economizam usando a claridade do sol por sessenta minutos e depois acendem os pisca-piscas e outras luzes que decoram as residências. 

O mundo democrático também é sufocado pelo universo monetário, onde o dinheiro vira o astro rei no centro dessa galáxia capitalista. A ideologia vigente é que qualquer um pode ter um espaço político e ser eleito, mas sem dinheiro esse qualquer um se torna qualquer um também para o eleitor e o que assistimos é um rodízio dos grandes no poder. 

A solução? Saia do seu quadrado. Para mudar o mundo não é preciso derrubar o sistema, basta não ser mais um mero capitalista. Não declare guerra, mas proteste e reivindique seus direitos. Não cultue a vida padrão apresentada na TV, mas viva intensamente e permita que os outros também possam experimentar o que é realmente a vida. Não se aliene de notícias vazias, mas informe-se. Uma comunidade informada amadurece. Uma sociedade madura vota consciente. Quem está no poder não quer mudanças, mas nós queremos. Nós devemos manusear as cédulas de reais e não sermos manipulados pelo dinheiro. 

Nenhum comentário: