quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resenhando ‪#‎6 - Semeando, antologia do Atendimento de Altas Habilidades do Gama

Ganhei esse livro do meu "afilhado literário", Nicholas V. Vieira. É uma antologia de poesias feitas por alunos do Atendimento de Altas Habilidades no CEF 04 - Gama, organizada pelo Lucimar Rodrigues Soares. 

Acho que esse foi um dos livros mais motivadores que li, apesar de unir autores de 13 a 18 anos. É engraçado como a vida adulta mata interesses sociais e pessoais. Na correria do dia a dia, perdemos aquela simplicidade infantil e essa obra mostra isso. Os escritores mirins abordam temas como meio ambiente, família, medo e morte. Tudo com a leveza e maturidade que deixa muito quarentão de queixo caído.

Li dentro do ônibus e isso me trouxe um certo constrangimento, pois dei algumas gargalhadas com a naturalidade dos poetas ao se descreverem. A autoapresentação mostra coisas irônicas, como hobby, cotidiano, objetivos e até mesmo apelido em uma espécie de redação sobre si. A mais engraçada, sem dúvida alguma, é a da Mariah, que começa dizendo "Acredito que no momento exato que escrevo pra você, descreve bem que sou, pois estou em meio a uma aula de exatas (...) Sou o tipo de pessoa que sempre deixa as coisas pra última hora, sou uma típica brasileira". Mega me identifiquei com ela. E sim, ela escreveu a apresentação dela durante a aula.

Alguns autores, apesar de novos, já apresentam um forte currículo. A Ana Beatriz, de 12 anos, por exemplo, ficou em 7º lugar no concurso estudantil da Bienal Brasil do Livro. O Nicholas V. Vieira tem 3 livros escritos e está na luta para publicá-los. Enfim, só um time de feras com um grande futuro literário pela frente. Gostei e indico.

Nenhum comentário: