quarta-feira, 8 de junho de 2016

Autoanálise de chefismo...


Artigo da revista Quartz revela que um chefe ruim pode adoecer os funcionários, já que, para cerca de 75% dos americanos, eles são a maior causa de estresse no trabalho.

Geraldo leu o artigo no Linkedin e puxou o telefone do gancho:

- Alô! Regina? Diga para o Silva vir o mais rápido que vier para a minha sala.

Ele desligou a ligação e contou até cinco. Lá estava Silva com uma cara de assustado. Ele entrou sem fazer movimentos bruscos e se sentou diante do patrão:

- O senhor mandou me chamarem?

- Sim, mandei! Por que demorou tanto?

- É que eu...

- Bem! Isso não importa! Preciso te fazer uma pergunta.

- Pois não, senhor!

Geraldo ficou um pouco em silêncio, mas logo revelou o questionamento, indo direto ao assunto:

- Eu sou um mal chefe?

O Silva não disse o que veio à cabeça, até porque poderia ser demitido de cara. Optou por adornar a realidade:

- Você é um pouco exigente, mas é um bom chefe.

- E o que dizem por aí de mim?

Novamente, Silva estava contra a parede:

- Bem... Sabe como é funcionário, né? Eles reclamam, mas nada além do normal.

- O que eles falam?

Arrependimento mata, mas Silva já tinha aberto a porta que leva a delação premiada e não tinha como contornar. Ou era o deles na reta, ou era o seu:

- Nada demais. Coisa de funcionário e chefe mesmo, entende?

- Mas o que eles falam?

- Ah, que o senhor é estressado e murrinha, por exemplo.

- Murrinha? Eu?

- É! Por não dar aumento e nem benefícios.

- Ingratos! Eu já deveria saber! São todos ingratos! E o que mais?

O Silva aproveitou para desabafar o que estava engasgado há anos:

- Que você é chato, idiota e não tem capacidade de amarrar o sapato sozinho. Dizem até mesmo que você é corno!

- Corno? Mas para ser corno minha mulher teria que me trair.

- É exatamente este o assunto nos corredores. A copeira mesmo disse que já viu três vezes a festinha dela com o estagiário.

- Com o e-estagiário? - Disse enquanto parecia ter um ataque do coração.

- Pois é! Eu também fiquei surpreso, mas não se preocupe. Sei que é mentira, pelo menos a parte da sua capacidade de amarrar o sapato... Senhor? Está tudo bem?

Caído no chão, Geraldo apenas pensava: será que a revista Quartz sabe que um funcionário ruim também pode adoecer o chefe? Daria uma ótima pesquisa...

Nenhum comentário: