segunda-feira, 14 de junho de 2010

Greve sobre 4 grandes rodas...

Durante a noite de quarta fui avisado pelo cobrador apelidado por nós de Paçoca de que os ônibus possivelmente parariam no dia seguinte, dia 10 do mês de junho. Um espírito irônico desceu sobre meus amigos de trabalho:
-Por que vocês vão fazer greve mesmo?- Perguntou o menor e mais rebelde.
O cobrador começou a gaguejar e aí eu entrei com minha tese digna de TCC:
-Vocês querem melhoria nas condições de trabalho mas estão piorando a nossa situação em nossos empregos. Se querem f(...) alguém então f(...) os empresários.
Eu realmente usei umas palavras de baixo padrão, mas era mais de meia-noite, se tivesse criança no busão com certeza era mais adulta que eu:
-Vocês podiam era deixar todo mundo ir sem pagar, um dia sem lucro e eles cederiam pro sindicato.
Meus companheiros não aprovaram:
-Não tem como não. Você quer que o cobrador pague a passagem de todo mundo é? Ele quer é aumento e não prejuizo.
Eu tinha as respostas na ponta da lingua:
-Se não for registrado não tem como eles cobrarem nada. Deixa entrar por trás.
Outro amigo questionou:
-Aí que enrola mesmo. Ele se lasca do mesmo jeito. Quando a empresa ver que não teve passageiros passando na roleta vão demitir os culpados.
Comecei a fazer jestos com a mão enquanto falava:
-Quando os motoristas fazem paralisação alguém é demitido? Se todo mundo fizer isso eles não vão demitir todos os funcionários. "A união faz a forca" (Assumo, não consigo falar sério sem fazer uma piadinha ou paródias como essa).

Na quinta passei quase duas horas na parada, mas consegui fazer a prova de "Política e Economia". Depois disso, continuei temendo o dia 14. Todos os ônibus tinham um cartaz lembrando a possível greve.

Enfim, hoje, dia 14 de junho, liguei a TV e ouvi palavras referentes a minha idéia. Já cheguei preparado na parada. Admiro a masculinidade dos motoristas e cobradores. Tem que ser muito hétero pra liberar a traseira. A população adorou quando o motorista liberou pra "entrar por trás". Uuuuuui!

Talvez alguém pense como eu, ou então o boato correu, só sei que foi como eu falei. Depois de ver uma idéia minha dando certo fiquei ansioso. Será que a moda pega? Imaginem só uma greve dos bancários sem impostos abusivos... Se deu certo com os busões por que não sonhar mais alto?

Um comentário:

Gabriela Oliveira disse...

Tem GENTE NOVA no pedaço... Estamos em atividade. Estamos nos descobrindo. Estamos nos confundindo.
Quero as dúvidas, os questionamentos. Quero as opiniões, as gracinhas, as indignações, as filosofias.
Quero ver GENTE NOVA.