quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A greve branca (Sem preconceito)...

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, Novacap, pretende seguir a moda e entrar em greve nessa segunda. Eles pretendem parar 100% e não garantem 30% do efetivo, já que se entende que o serviço da Novacap não é essencial, como transporte público, saúde e segurança. Isso me levou a pensar: O que a Novacap faz mesmo?

Pra quem pensa que eles não fazem nada vou apresentar argumentos de defesa. Não sei se mudará a imagem da empresa ou até mesmo causará um pane geral por conta da greve. São apenas fatos que levarão você a refletir.

Segundo levantamentos da própria companhia, diariamente, são retiradas cinco toneladas de lixo dos bueiros em todo o DF. Ao mês, são seis equipes da Divisão de Manutenção da empresa limpando 1.700 bocas-de-lobo ou seis mil metros de rede de drenagem. Isso quer dizer que a greve deixará os bueiros sobrecarregados. Se fossem pelo menos os 30% dos funcionários... Um trabalhando, pelos meus calculos, já conseguiria limpar cerca de 283 bueiros. Os dias chuvosos seriam bem mais coloridos.

Nas operações de desobstrução já foi retirado até um par de patins de dentro de um bueiro da Candangolândia, cidade brasiliense. Se você acha que um possível alagamento é assustador se prepare. Ainda tem mais. Mais de 100 técnicos participam e coordenam trabalhos de construção de prédios, execução de galerias de águas pluviais, execução de pavimentação asfáltica, calçadas, meios-fios, plantio e poda de grama e árvores, bem como jardins ornamentais.

Ou seja. A greve deixará as ruas esburacadas e sem calçadas. Mas peraê: As coisas já não estão assim? Isso é causa de pane regional minha gente. A situação das vias de Brasília já está ruim, será que pode piorar?

Nenhum comentário: