sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O medo de qualquer professor...

Estou ficando meio depressivo de tanto ler jornal. Não por ser um hábito ruim, mas pelas manchetes apocalipticas. Uma professora de uma escola técnica em Porto Alegre foi espancada por um aluno revoltado com a nota baixa. O peso da matéria me fez colocar a mão na cara e ler como o Tiririca para se safar do TRE.

Um instrutor de artes marciais com uma cadeira de ferro na mão contra uma senhora de 57 anos não me parece uma disputa equilibrada. O aluno de enfermagem, que deveria estar salvando vidas ao invés de ameaçá-las, não prestou nem primeiros socorros a pobre senhora e ainda fugiu com a chegada de duas professoras.

A intensão ao escrever sobre o tema não é de ser polêmico ou irônico com um assunto tão peculiar, apenas quero mostrar o lado escondido da situação. O ato de violência do rapaz mostra o desrespeito entre alunos e mestres. O Darth Vaider se voltou contra seu educador, mas ele tinha um sabre de luz para se defender. A pobre senhora não tinha uma cadeira de ferro na mão, mesmo que isso não mude muita coisa na história.

Dois braços e seis dentes quebrados por causa de uma nota. Sou tão apegado aos meus professores que fiquei furioso ao imaginar a cena descrita na matéria de jornal. Acho que ela nem conseguiria mudar a nota, já que as mãos estavam machucadas. Fica dificil pra falar sem os dentes.

Fechei os olhos para o mundo e recriei as notícias no meu boletim pessoal psicológico. Imaginei como seria essa nota de jornal se as regras fossem ao contrário. O aluno chega na sala e a professora de 57 anos pede o exercício passado na última aula. Ele justifica a ausência do trabalho solicitado e diz que entrega depois. A senhora pega uma cadeira de ferro na sala e atinge o rapaz, que fere as mãos ao se defender. Ele fica inconciente e a velha ainda dá bicudos e pontapés. Ela olha pra ele no chão e diz:

-Na próxima vez, entregue os execírcios no prazo.

4 comentários:

Caca disse...

Muito boa a crônica! Não podemos nos calar diante desse descalabro que está virando a instituição educacional. Estudantes de medicina fazendo trotes que matam, alunos espancando professores, professores currando alunas, pais que não estão nem aí, governo que faz de conta, escolas que têm que se transformar em verdadeiras fortalezas por causa de assaltos... Você viu o post que publiquei sobre o rodeio de gordas? Abração. Paz e bem.

Unknown disse...

Valew, jovem... Já li sim... Um texto que vale a pena conferir, indico...

Arisson Tavares da Silva disse...

O texto que aborda o tema novamente no blog... Isso mesmo, caros leitores, a coisa ainda pode piorar... "Nota Zero com Z maiúsculo"... http://evolucaodecrescentetextos.blogspot.com/2011/03/nota-zero-com-z-maiusculo.html

jhonathan disse...

é cara a verdade foi abordada por meios humoristicos, mas é mesmo uma situação estilo tragédia grega.
MUITO BOM aRISSON!
Se cuida!