domingo, 2 de janeiro de 2011

Notícia de último ano...

2011 começou e as piadinhas de fim de ano se fortaleceram. Sempre tem alguém para dizer "Nossa, não te vejo desde o ano passado" ou "Você não toma banho desde 2010". É a tendência das piadas.

Eu mesmo, como frágil ser mortal que sou, caí nessa mania. Entrei de manhã na internet e percebi que todos os jornais davam notícias do ano passado. Novo Registro de Identidade Civil? Puts, isso é coisa do fim de 2010. O nome até que é mais bonitinho. O outro registro era geral,
esse é de identidade civil. Mais chique.

A alteração pode ser polêmica, pelo menos para alguns. Imagina um oficial de fazendo uma revista e ao invés de pedir seu RG ele pergunta se você tá com o RIC:

-Não. Eu não tô com ele não. Se ele tiver feito algo foi sozinho. Não sou cumplice não.

Ou então alguém pergunta:

-O que você achou do novo RIC?

-O novo Rick? Sei não. Com carreira solo ainda não ouvi. Mas acho que deve ter o mesmo estilo. Meio que as mesmas canções tirando a voz do Renner.

-Não estou falando desse RIC. Estou falando do que saiu há pouco tempo.

-Ah, sei. O que saiu do armário né? É o Rick Martin.

O novo documento veio para trazer praticidade. Ele já vem com o CPF, título de eleitor e outros. Veio para esvaziar sua carteira. Conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde ficam armazenadas as impressões digitais do titular. Imagina que praticidade. A pessoa passa sua identidade e recebe informações sobre o cidadão de nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e até mesmo seu sexo.

Aí fica legal. Você chega à boate com um aparelho semelhante a uma calculadora e pega a identidade de uma gata. Ali você já sabe na hora se naquela salada tem pepino. O novo RIC trás muito mais segurança.

A implantação do RIC ocorrerá em um período de nove anos, com etapas graduais. Depois desse prazo todos possuirão o RIC. O lançamento foi o ano passado, coisa ultrapassada. Mas se você ver por aí um cara com o documento na mão já sabe do que se trata: De um pervertido.

Um comentário:

Caca disse...

Ainda bem que será RIC. O primeiro nome que propuseram foi CU. (Cadastro único). Imagine um guarda pedindo pra gente lhe mostrar o CU? hahahahha! Brincadeira, amigão! Abração, feliz 2011 pra você. Paz e bem.