domingo, 20 de fevereiro de 2011

Chico totalmente Total...

Puts, são vários os famosos que foram parar no hospital e se hospedaram por um tempo. Millôr Fernandes, José de Alencar...O Shaolin é o mais preocupante. Onde eu quero parar? Bem, talvez seja uma confissão grotesca. O peso na consciência faz vir à tona algo insano. Tenho uma revelação pra fazer. Acho que tenho culpa de um dos internados estar onde está.

Trata-se do mais popular deles: o Chiquinho. Isso mesmo, o Chiquinho. O que? Não sabe qual Chiquinho? É um especial. Um que tem uma cidade inteira. Na verdade ele compõe toda a cidade. Um que bateu o recorde de número de personagens criados e teria mais se não fosse por mim.

A história é meio longa, mas o texto é curto. O Chico Anysio veio à Brasília por conta de uma homenagem, o Mitos do Teatro Brasileiro. O evento começava às 20h e eu saí 2 horas antes do trabalho. Peguei o busão e cheguei a tempo de garantir uma das senhas de entrada do espetáculo. No final do evento fiz mais uma das minhas insanidades: fui em direção ao palco com o objetivo de entregar o livro Evolução Decrescente para mais um celebrity. A dedicatória já estava feita para o Chiquinho (se você quer ser íntimo tem que ser íntimo). Ele foi para o fundo do cenário teatral e me vi cada vez mais distante de cumprir minha missão. Foi então que entrou um ator em cena (mesmo com as cortinas fechadas). O ator Jones Schneider, que representou personagens do Chico no evento veio em minha direção, Fiquei na ponta do palco e o cumprimentei. Mesmo sendo um grande ator, os flashes e atenções iam para o veterano, criando assim uma oportunidade de conversar com ele:

-Posso te pedir um favor?

-Claro, pode sim.

-Eu sou escritor e queria presentear o Chico Anysio com minha obra. Tem como você entregar para ele?

Ele deu um sorriso sem graça, mas logo aceitou a missão. E os dois partiram. O Jones Schneider com meu livro na mão. Não sei se tenho culpa. Também não ausento minha parcela de culpa. Isso aconteceu no final de outubro e fiquei pensando. Será que ele tá lendo meu livro agora? Será que ele achou engraçado?

Por que estou contando isso agora? É que desde dezembro o humorista estava na UTI e um medo me atormentava. Será que o Chiquinho riu tanto do meu livro que passou mau com falta de ar? Aos 79 anos uma gargalhada pode ser fatal. Puts, precisava desabafar, confessar isso a alguém.

Nenhum comentário: