segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pirataria corrupta...

A polícia tenta tirar eles das ruas do Distrito Federal, mas camelô pirata é que nem barata. Eles estão em todo lugar, basta procurar e comprar. É a onda do pirata. A fiscalização apreende (e apreende muito), mas, depois que o rapa passa, os comerciantes clandestinos voltam. Foram quase 30 mil unidades apreendidas nesse início de ano, 19.797 só esse mês...

A crise parece só agravar. O preço favorece esse estilo de tráfico. É uma opção mais econômica e prática. As gravadoras aumentam os preços por causa da baixa nas vendas e os consumidores abandonam a ideia de original e obedece as leis do mercado. Onde isso vai parar? Talvez em uma queda da qualidade em busca da melhora comercial.

Talvez isso já esteja firmado, afinal os sucessos lançados pelas grandes gravadoras são laranjas espremidas que nascem de diversas fontes lucrativas. Personagens de novela que fazem turnê disputam espaço com grandes compositores nacionais e ganham de lavada. Imagina o recorde do Tropa de Elite se não existissem DVDs piratas. A pirataria influencia no mercado, além de ser um rombo nos cofres dos artistas culturais.

O problema já começa nos exemplos passados na grande mídia. Como julgar quem filma dentro dos cinemas escondido após analisar Duval Barbosa? Se tratando de câmera escondida ele se daria bem nesse ramo. Na banca do Durval teria cópia de tudo. Você acharia com facilidade o vídeo do Arruda antes do lançamento nas telas dos noticiários. Você encontraria também livros que nem imaginava que existissem. Livro de Ética na Política? Nossa. Isso existe mesmo? Muita coisa à preço de banana. Só não comprei nada porque o Durval juntou tudo rapidamente e fugiu gritando: "Olha o rapa! Olha o rapa!".

2 comentários:

Caca disse...

Onde juiz vende sentença, político guarda dinheiro na meia e cueca, governador e prefeitos são processados por lavagem de dinehrio, falsidade ideológica e outra mazelas tantas, não seria o nosso culto povo que iria se comprotar direitinho.rsrs. Abração, sumido. Paz e bem.

JoeFather disse...

Aquele que nunca comprou algo pirata que atire o primeiro LP!

Eu também não apoio a pirataria, ainda mais por saber o quanto a obra artística tem um valor diferenciado, mas DVD de jogos piratas já comprei vários. Primeiro, porque meu VGs era destravados e segundo, como pagar 150, 200 pilas num jogo somente?

Acredito que um dia a pirataria vai acabar devido a tecnologia que será utilizada na mesma, haja vista o PS3 que está inacessível por um longo tempo (dizem as más línguas que irão destravar, sei lá).

Abraços renovados!