quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ratoeira armada...

Uma matéria de ciência me chamou a atenção de forma grotesta. Ela aborda um experimento realizado com camundongos por pesquisadores da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, que indicou que o estresse causado pelo bullying altera a química cerebral. Eles analisaram o comportamento e a anatomia dos animais submetidos a uma situação de estresse social crônico, semelhante à pressão sofrida por alunos. A descoberta foi que o abuso modifica a química cerebral, principalmente em regiões fundamentais para o processamento das emoções.

Até aí até que tava tudo bem, mas aí me veio uma dúvida. Que tipo de bullying sofre um camundongo? Puts, fiquei com pena do Mickey Mouse. Imagina a pressão que ele deve ter sofrido. Ele deve ficar muito "pluto" quando chamam ele de rato (piadinha brega, mas engraçada). A verdade é que esses bichinhos sofrem muito com a disputa territorial e eu nunca tinha reparado nisso antes de ler aquele texto.

Lembrei do filme "Alvin e os esquilos" e fiquei arrependido pelos comentários que fiz. Eles sofrem tanta pressão por causa da fama que correm o risco de cairem no mundo das drogas, do alcoolismo ou até do suicídio. Conheço um cachorro que vive na sargeta por causa disso. Ele ouvia todo chamando os gatos de gato enquanto ele era tratado como um cachorro. É triste ver como o mundo é cruel com os animais.

Me pesou na conciência agora ter chamado a mãe do bezerro de vaca. Peço perdão. Não foi algo intencional. Peço desculpas também por ter chamado o Mestre Splinter das Tartarugas Ninjas de horrível, afinal as ratas podem pensar diferente de mim. Me sinto um daqueles valentões que maltratam os mais fracos. Só porque eles não tem advogado ou voz sindical. Só por que quando os gatos saem que começa a festa. Eita mundo injusto. Coloca o dedo na ratoeira pra ver se dói. O Mickey que o diga. Nem o Ibama protege os coitados. São os rejeitados da arca de Noé.

Nenhum comentário: